Atividade de fonética e fonologia


exercício-enem-interpretacao-descomplica (10)O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, foi instituído pelo Governo Federal com o objetivo principal de coletar dados para avaliar o nível do ensino oferecido pelas escolas da rede pública para os alunos do ensino médio (na época conhecido como curso do 2º Grau). Porém pensando em promover e facilitar o acesso ao ensino superior o Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação – MEC, criou programas como o SISU – Sistema de Seleção Unificada, ProUni – Programa Universidade para Todos e o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Com isso, o Enem passou a ser cada vez mais procurado por estudantes e também por quem já concluiu o ensino médio, como opção de ingresso ao ensino superior. mas antes disso tudo acontecer, é necessário que o estudante passe na prova e tenha um ótimo resultado na redação. Para isso, qualquer um pode acompanhar as aulas do Descomplica. É bom para todo mundo que tem dificuldades para estudar sozinho. As aulas do Descomplica são todas online e dinâmicas. Veja no link aqui e no banner abaixo.

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Atividades práticas de fonética e fonologia

mafalda

1 – Há, na tirinha acima, algumas palavras com acento. Justifique seu emprego.

2 – Explique o humor da tirinha.

3 – Assinale a alternativa incorreta.

a) Esôfago, órgão e afoito são palavras acentuadas graficamente.

b) Bêbado, bálsamo, binóculo são proparoxítonas.

c) Exausto, arroio e ofício são palavras trissílabas.

d) Lei e lua apresentam ditongo e hiato, respectivamente.

e) Caminho apresenta sete letras e seis fonemas.

Justifique sua resposta:

4 – Assinale a alternativa que preenche os espaços corretamente.

Com o intuito de (*) o trabalho, o aluno recebeu algumas incumbências: (*) datas, (*), o conteúdo e (*) um estilo mais moderno.

a) finalisar, pesquisar, analisar, improvisar.

b) finalizar, pesquisar, analisar, improvisar

c) finalizar, pesquisar, analizar, improvizar.

d) finalisar, pesquisar, analizar, improvizar.

e) finalizar, pesquisar, analisar, improvizar.

5 – Divida em sílabas as palavras seguintes e classifique-as.

a) substância

b) atualização

c) surpreendente

d) Adquirir

e) gratuito

f) psiquiatria

g) melancia

h) adivinhar

6 – Complete as lacunas, usando adequadamente mas, mais, mal, mau.

Pedro e João, --- entraram em casa, perceberam que as coisas não estavam bem, pois sua irmã caçula escolhera um --- momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias, ---seus dois irmãos deixaram ao pais ---sossegados quando disseram que a jovem iria com as primas e a tia.

a) mau, mal, mais, mas

b) mal, mal, mais, mais

c) mal, mau, mas, mais

d) mal, mau, mas, mas

e) mau, mau, mas, mais

Justifique sua resposta.

 

7 – Reescreva, preenchendo as lacunas com por que, porque, porquê, por quê.

_ _____________ é que você disse isso?

_Não sei bem ____________________ .

_ Não será _______________ tem inveja dele?

_ Acho que não. Vou dizer-lhe o ________________ disso.

Justifique o uso dos porquês.


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