O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, foi instituído pelo Governo Federal com o objetivo principal de coletar dados para avaliar o nível do ensino oferecido pelas escolas da rede pública para os alunos do ensino médio (na época conhecido como curso do 2º Grau). Porém pensando em promover e facilitar o acesso ao ensino superior o Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação – MEC, criou programas como o SISU – Sistema de Seleção Unificada, ProUni – Programa Universidade para Todos e o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Com isso, o Enem passou a ser cada vez mais procurado por estudantes e também por quem já concluiu o ensino médio, como opção de ingresso ao ensino superior. mas antes disso tudo acontecer, é necessário que o estudante passe na prova e tenha um ótimo resultado na redação. Para isso, qualquer um pode acompanhar as aulas do Descomplica. É bom para todo mundo que tem dificuldades para estudar sozinho. As aulas do Descomplica são todas online e dinâmicas. Veja no link aqui e no banner abaixo.
Atividades práticas de fonética e fonologia
1 – Há, na tirinha acima, algumas palavras com acento. Justifique seu emprego.
2 – Explique o humor da tirinha.
3 – Assinale a alternativa incorreta.
a) Esôfago, órgão e afoito são palavras acentuadas graficamente.
b) Bêbado, bálsamo, binóculo são proparoxítonas.
c) Exausto, arroio e ofício são palavras trissílabas.
d) Lei e lua apresentam ditongo e hiato, respectivamente.
e) Caminho apresenta sete letras e seis fonemas.
Justifique sua resposta:
4 – Assinale a alternativa que preenche os espaços corretamente.
Com o intuito de (*) o trabalho, o aluno recebeu algumas incumbências: (*) datas, (*), o conteúdo e (*) um estilo mais moderno.
a) finalisar, pesquisar, analisar, improvisar.
b) finalizar, pesquisar, analisar, improvisar
c) finalizar, pesquisar, analizar, improvizar.
d) finalisar, pesquisar, analizar, improvizar.
e) finalizar, pesquisar, analisar, improvizar.
5 – Divida em sílabas as palavras seguintes e classifique-as.
a) substância
b) atualização
c) surpreendente
d) Adquirir
e) gratuito
f) psiquiatria
g) melancia
h) adivinhar
6 – Complete as lacunas, usando adequadamente mas, mais, mal, mau.
Pedro e João, --- entraram em casa, perceberam que as coisas não estavam bem, pois sua irmã caçula escolhera um --- momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias, ---seus dois irmãos deixaram ao pais ---sossegados quando disseram que a jovem iria com as primas e a tia.
a) mau, mal, mais, mas
b) mal, mal, mais, mais
c) mal, mau, mas, mais
d) mal, mau, mas, mas
e) mau, mau, mas, mais
Justifique sua resposta.
7 – Reescreva, preenchendo as lacunas com por que, porque, porquê, por quê.
_ _____________ é que você disse isso?
_Não sei bem ____________________ .
_ Não será _______________ tem inveja dele?
_ Acho que não. Vou dizer-lhe o ________________ disso.
Justifique o uso dos porquês.
Postar um comentário