Exercício de interpretação de textos para o Enem


Estes são alguns exercícios já comentados para estudar para a prova de interpretação do Enem. É claro que neste caso apenas fazer estes exercícios não resolverá a vida do estudante. É necessário complementar os exercícios com um conteúdo bastante extenso como os do site Desconversa que é o blog do site Descomplica. Além disso, você pode muito bem fazer algumas outras atividades como as que foram publicadas no site Guia e Dicas.

Texto I
Salustiano era um bom garfo. Mas o jantar que lhe haviam oferecido nada teve de abundante.- Quando voltará a jantar conosco? - perguntou-lhe a dona da casa.- Agora mesmo, se quiser.
(Barão de Itararé, in Máximas e Mínimas do Barão de Itararé)
1) A figura de linguagem presente no primeiro período do texto é:
a) hipérbole
b) eufemismo
c) prosopopéia
d) metonímia
e) antítese
2) Deduz-se do texto que Salustiano:
a) come pouco.b) é uma pessoa educada.
c) não ficou satisfeito com o jantar.
d) é um grande amigo da dona da casa.
e) decidiu que não mais comeria naquela casa.
3) O adjetivo que não substitui sem alteração de sentido a palavra “abundante” é:
a) copiosa
b) frugal
c) opípara
d) lauta
e) abundosa
Respostas
1) O gabarito é a letra d. Temos aqui um tipo de metonímia. Há uma troca: ser um bom garfo / comer bem. Há muitas questões hoje em dia envolvendo as figuras de linguagem. Estude bem o segundo capítulo, onde elas aparecem. Note que este tipo de metonímia não é fácil, porém, conhecendo bem as outras figuras, dá para fazer por eliminação.
2) A resposta é a letra c. A letra a é eliminada, pois ser um bom garfo é comer muito. A letra b é errada, pois, se ele fosse realmente educado, não teria dado aquela resposta no final do texto, evidenciando a sua insatisfação. Nada no texto sugere que ele seja um grande amigo da dona da casa, o que descarta a alternativa d. A opção e pode ser desconsiderada, uma vez que, embora insatisfeito, ele não diz que jamais comerá naquela casa; aliás, chega mesmo a aceitar o novo convite. O gabarito só pode ser a letra c, pois ele era um bom garfo e a comida era pouca, o que o levou a querer repeti-la, aceitando o convite.

3) Questão de sinonímia. A palavra frugal é o oposto de abundante. As outras quatro são sinônimas de abundante.Daí o gabarito ser a letra b.

Postar um comentário